Selecione seu Idioma

Notícias

Lançamento das Narrativas Artesanais

O lançamento da Série "Narrativas Artesanais" aconteceu no dia 29 de Abril de 2017 e foi um evento de celebração!

Todos os personagens da série foram homenageados e receberam uma placa de madeira feita de madeira Conduru com o nome da série gravado em pirografia. Os personagens tiveram a oportunidade de falar um pouco a respeito dos seus trabalhos e agradecerem ao publico, foi um momento repleto de emoções e agradecimentos.

Aproximadamente 150 convidados da comunidade da Vila de Serra Grande compareceram para prestigiar a exibição dos onze episódios.

Contamos com a participação especial dos músicos que compuseram a trilha sonora dos episódios, que foram essenciais para compor uma atmosfera aconchegante e acolhedora.

Tivemos no final das exibições um Buffet artesanal inspirado nos elementos que foram temas do episódios, como o acarajé da Toinha, barquinhas de beiju de mandioca, mingau de milho, bolinhos de peixe e casquinhas de siri. O espaço também foi decorado com a inspiração dos temas da serie, como as cadeiras de madeira de Galego, rede de pesca, mini jangadas do pescador, roupas das quadrilha pendurados, compondo uma atmosfera contemporânea e artesanal.

Narrativas Artesanais é uma série de 10 vídeos documentários de curta-metragem sobre saberes e fazeres ancestrais, de expressivos valores culturais, históricos e ambientais, com incidência na Área de Preservação Ambiental (APA) Itacaré – Serra Grande, região Litoral Sul da Bahia.

Enraizados no tempo presente, cada episódio é conduzido por personagens cativantes, através de uma linguagem cinematográfica poética e didática, em que se busca o registro documental de atividades artesanais marcadas pela criatividade, empreendedorismo, autonomia, diversidade, e que mantenham relações de respeito com a natureza e a comunidade.

O sentido maior dos vídeos é estimular e propagar a possibilidade de um novo tipo de economia, baseada em produtos e serviços que valorizam a educação, a cultura e o território, em consonância com o que se tem categorizado hoje por Economia Criativa.

Os recursos investidos na realizacão da série foram aprovados pelo Instituto Arapyaú no âmbito do Projeto Nacional de Ações Integradas Público-Privadas para Biodiversidade (Probio II), uma parceria entre o Fundo Nacional para a Biodiversidade (FUNBIO) e o Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). A solicitação para a realizacão da série foi feita pela Associação Tabôa de Fortalecimento Comunitário e a Cooperativa Catarse – Coletivo de Comunicação foi a produtora contratada para executar o serviço.

Já conferiu todos os vídeos da série? Assista, são imperdíveis! www.narrativasartesanais.com.br

R. Osvaldo Ribeiro, 221 - Serra Grande
Uruçuca – Bahia – CEP 45.680-000

  • Email: atendimento@taboa.org.br
  • Tel.: (73) 99989-9719

  Acompanhe-nos no Facebook

Reconhecimento!

Prêmio melhores ONGs do Brasil.
Melhores ONGs
© 2024 - Tabôa Fortalecimento Comunitário. CNPJ: 21.498.105/0001-92 Makak Comunicação