Experiências de fortalecimento da agricultura familiar apoiadas pela Tabôa e parceiros serão compartilhadas na XII Semana da Agronomia - SEAGRO, realizada pela Extensão Rural e Fortalecimento da Agricultura Familiar da Universidade Estadual de Santa Cruz. Na programação do último dia do evento (22/09), acontece o Dia de Campo no Assentamento Dois Riachões (Ibirapitanga, Bahia), com Luciano Ferreira (agricultor do Assentamento Dois Riachões) e Rubens Dario (agricultor do Assentamento Dois Riachões e técnico da Muká Plataforma Agroecológica, correalizada pela Tabôa e pela Rede da Agroecologia Povos da Mata.
Na sequência, o gerente do Programa de Desenvolvimento Rural da Tabôa, Gabriel Chaves, participa da mesa de encerramento da Semana e divide com o público os impactos da metodologia de microcrédito rural da Tabôa, que alia o acesso a recursos financeiros ao acompanhamento técnico especializado, contribuindo para melhorar a qualidade de vida de famílias agricultoras e fomentar a preservação ambiental nas áreas apoiadas. "Vamos compartilhar a experiência de acesso a crédito a juros baixos, e o resultado que tem trazido no aumento de produtividade para a agricultura familiar, especialmente da cacauicultura na região", explica Gabriel.
Este ano, a SEAGRO tem como tema central “Agricultura familiar e segurança alimentar”, e acontece de 19 a 22 de setembro, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus, Bahia). O objetivo é promover aprofundamento sobre o tema, buscando uma interação entre discentes, professores, agricultores, profissionais que atuam com a agricultura familiar, pequenos produtores rurais, povos e comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária, silvicultores, cooperativas, associações comunitárias e ONG’s.