Selecione seu Idioma

Publicações

Glossário de Termos Agroecológicos

Produzido como parte das atividades do projeto Muká, realizado pela Tabôa e Rede de Agroecologia Povos da Mata, este glossário é um material de apoio para auxiliar agricultoras e agricultores, técnicas e técnicos de assistência rural e interessados no tema no entendimento sobre termos utilizados no seu no dia a dia agroecológico. 

Diagnóstico de Iniciativas Comunitárias

A publicação traz os resultados da primeira etapa do Diagnóstico de Iniciativas Comunitárias, que busca identifcar e caracterizar iniciativas socioambientais atuantes em Serra Grande (Uruçuca, Bahia) e entorno. O levantamento de dados faz parte do projeto Engaja Serra, que visa fomentar uma cultura de doação e engajamento social para impulsionar o protagonismo comunitário no desenvolvimento sustentável e inclusivo da região. 

Relatório da pesquisa de Mapeamento de Migrantes em Serra Grande

Como parte das ações do projeto Engaja Serra, a Tabôa realizou a pesquisa de Mapeamento de Migrantes em Serra Grande, que visou produzir conhecimentos sobre a realidade local, marcada por intensos fluxos migratórios nas últimas duas décadas e todas as mudanças que isso tem gerado no território. Por meio do levantamento de dados qualitativos e quantitativos, buscou-se construir um conjunto de evidências para melhor compreender como tem ocorrido a coexistência de pessoas, fluxos e interesses diversos, identificando também perfil e demandas da população migrante, assim como suas práticas de engajamento social e interesses de atuação em Serra Grande, a partir de princípios da filantropia comunitária.

Calendário de Manejo Agroecológico do Cacau

A Tabôa e a Rede de Agroecologia Povos da Mata, por meio da plataforma colaborativa Muká, produziram o Calendário de Manejo Agroecológico do Cacau, em parceria com o Sebrae, produziram o Calendário de Manejo Agroecológico do Cacau. Com o manejo indicado para cada mês do ano, são grandes as chances de ter resultados em produtividade e ótimo custo-benefício.

Guia de Criação da Uruçu Amarela

O Guia de Criação da Uruçu Amarela registra conhecimentos, orientações técnicas e dicas para que agricultoras e agricultores familiares fortaleçam suas autonomias e capacidades como meliponicultores. Destina-se, assim, prioritariamente ao público atendido pelo Uruçu na Cabruca, correalizado pela Tabôa e IF Baiano - Campus Uruçuca. Mas, para além do público do projeto, este guia também pode ser uma fonte de consulta e inspiração para todos que desejam se aproximar do universo da criação racional de abelhas sem ferrão e entender melhor seus impactos socioambientais na construção de territórios mais sustentáveis e prósperos.

CRA Sustentável na Mata Atlântica I Relatório 2021

O Relatório de Uso de Recursos, Resultados e Impactos do CRA Sustentável trata o ano de 2021, primeiro ciclo de implementação da iniciativa, trazendo o detalhamento da alocação dos recursos, além de resultados e impactos identificados por meio do monitoramento dos indicadores de projetos e ações apoiados nas categorias verde e social, que colaboram para o alcance de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU. Por fim, são compartilhadas experiências inspiradoras de agricultoras e agricultores que investiram na melhoria de seus processos e produtos, aumentando a produtividade e a renda familiar a partir do fortalecimento de práticas de baixo impacto ambiental.

Guia de Regularização de Agroindústrias da Agricultura Familiar Agroecológica

 

Atendendo a uma demanda de agricultoras e agricultores interessados em regularizar as suas unidades de processamento de alimento, esta publicação, lançada via iniciativa colaborativa Muká em parceria com o Sebrae, é voltada para quem já beneficia alimentos e deseja se regularizar e, também, para quem está buscando informações para decidir com a sua família sobre como iniciar um empreendimento no ramo, a exemplo da produção de chocolate, geleias, patês, massas, pães, bolos, sucos, alimentos desidratados e uma infinidade de produtos.

Relatório da Pesquisa Juventudes de Serra Grande

Relatório de resultados da Pesquisa Juventudes de Serra Grande: perfil, trajetórias, sonhos e perspectivas, realizada pela Tabôa, em parceria com o Núcleo de Estudos e Intervenções na Cidade (NEIC), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). O estudo levantou e sistematizou dados a partir dos olhares, vivências e percepções de 301 jovens, a fim de gerar evidências para apoiar a formulação de projetos, programas e políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida dessa população no território de Serra Grande (Uruçuca/BA) e entorno.

Framework para emissão de títulos sustentáveis na Mata Atlântica

Contribuir para fortalecer negócios e práticas socioambientais sustentáveis. É com este objetivo que a Tabôa produziu o Framework de emissão de títulos sustentáveis na Mata Atlântica, que traz diretrizes, critérios de elegibilidade e informações sobre os processos de gestão e avaliação de impacto das iniciativas a serem apoiadas por meio da emissão dos títulos no âmbito da iniciativa CRA (Créditos de Recebíveis do Agronegócio) Sustentável na Mata Atlântica.

Filantropia de Justiça Social, sociedade civil e movimentos sociais no Brasil

Organizado por Graciela Hopstein, coordenadora da Rede de Filantropia para a Justiça Social, o livro é composto por 22 textos com análises e reflexões sobre o cenário da filantropia de justiça social no Brasil e as suas interfaces e articulações com grupos e organizações da sociedade civil e movimentos sociais. Roberto Vilela, diretor executivo da Tabôa é autor de um dos artigos do livro “Filantropia de justiça social, sociedade civil e movimentos sociais no Brasil”, juntamente com Larissa Boing, Mayne Santos e Raquel Davi, como coautoras.

R. Osvaldo Ribeiro, 221 - Serra Grande
Uruçuca – Bahia – CEP 45.680-000

  • Email: atendimento@taboa.org.br
  • Tel.: (73) 99989-9719

  Acompanhe-nos no Facebook

Reconhecimento!

Prêmio melhores ONGs do Brasil.
Melhores ONGs
© 2024 - Tabôa Fortalecimento Comunitário. CNPJ: 21.498.105/0001-92 Makak Comunicação