Selecione seu Idioma

Casos de crédito

Desde o início de suas operações de crédito, em 2015, a Tabôa desembolsou o montante de R$ 1.700.000 em créditos urbanos e rurais.

Além da prospecção, análise e aprovação do crédito, a Tabôa presta assessoria na elaboração do plano de negócio e realiza acompanhamento técnico.

A baixa inadimplência do programa, que gira entorno de 2%, demonstra a importância do acompanhamento técnico dos projetos e ações financiados.

Empreendimentos Incubados

Bar e Restaurante Moqueca Baiana

O empreendimento funciona há dois anos, e o espaço foi conquistado pela empreendedora Sônia Barbosa com muito trabalho em diversos comércios da região. Ela aposta na boa localização do negócio, às margens da Rodovia Ilhéus‒Itacaré. Com um cardápio simples e típico de cidades praianas da Bahia, serve moquecas, guaiamum, acarajé e outras refeições que os moradores locais e turistas desejam. A proprietária buscou um financiamento na Tabôa para implementar reformas no estabelecimento, com vistas a melhorar sua aparência e conforto, além de diversificar o cardápio com novas propostas. Com isso, pretende chamar a atenção dos turistas que frequentemente transitam na rodovia aos finais de semana e também se preparar para a grande demanda dos verões. Visando a melhoria de seu empreendimento, a empreendedora está participando do Programa de Mentoria iniciado pela Tabôa ao final de 2016.

Transfer Turístico e Táxi de Rosenildo

Após trabalhar anos em uma empresa de turismo como motorista, Rosenildo dos Santos — natural de Taboquinhas, área rural de Itacaré,  e residente de Serra Grande — reuniu as condições necessárias para empreender. Ao longo de sua profissão, participou de vários cursos oferecidos pelo SEST/SENAT relacionados ao transporte de carga, de passageiros e à formação de novos condutores. O empreendedor notou a oportunidade de trabalhar no ramo de transportes em Serra Grande, com os serviços de transfer turístico e de táxi. Ao ouvir amigos comentarem sobre as linhas de crédito da Tabôa, se aproximou da instituição e firmou a parceria para a aquisição de um veículo confortável, com o objetivo de oferecer um serviço de qualidade aos seus clientes.

Senhor do Pastel

Daniana Correa é experiente em estratégias de autoemprego, mas apresenta certa instabilidade em manter-se em um negócio. Como a Tabôa parte do princípio da confiança, acolheu a proposta da empreendedora e iniciou a parceria. O crédito foi investido na aquisição de insumos para a produção de pastéis frescos, vegetarianos e tradicionais. Para driblar a sazonalidade da demanda, definiu como público-alvo os moradores locais da vila de Serra Grande e identificou uma escassez na oferta de lanches mais acessíveis. Frequentadora das atividades da Tabôa e sensível ao desenvolvimento sustentável, estabeleceu parceria com uma produtora de cosméticos naturais para reaproveitamento do óleo descartado.

Restaurante Barra do Sargi

Carlos Gomes trabalha há 14 anos no ramo de alimentos e bebidas. Nesse período, investiu em cursos no exterior para aprimorar a técnica gastronômica e, no Nordeste do Brasil, trabalhou como chefe de cozinha em hotéis de grande porte. Nos últimos seis anos, empreendeu o restaurante Sol do Mutá, em Barra Grande, Bahia, e em 2015 chegou à Serra Grande com sua esposa. O empreendedor conta que aluguéis caros o encorajaram a abrir um negócio em imóvel próprio, e a mudança para a vila seguiu essa estratégia. O casal reuniu suas poupanças e investiu num terreno familiar que há muito tempo não era visitado. Assim surgiu o Barra do Sargi, um restaurante em localização turística estratégica, com estrutura confortável e serviço de qualidade, que conta com um lounge na praia, espreguiçadeiras e guarda-sóis. O crédito contratado junto à Tabôa foi utilizado para os toques finais do restaurante e para financiamento de capital de giro. Os empreendedores estão também participando do Programa de Mentoria da Tabôa, visando fortalecer seu empreendimento, que ainda está iniciando.

Lutthieria Carelli

Pedro Ivo é um luthier habilidoso, seus conhecimentos em design, engenharia e luthieria conformam o seu estilo. Preza pela qualidade técnica, design e ergonomia dos instrumentos musicais que fabrica e imprime o cuidado ambiental na sua marca. De olho no desenvolvimento sustentável, realiza a conservação produtiva ao utilizar madeiras de qualidade tombadas naturalmente na Mata Atlântica. O empreendedor tem o sonho de melhorar a estrutura produtiva e de ampliar o mercado consumidor dos seus artigos. O crédito foi utilizado para a compra de maquinário profissional com o objetivo de otimizar a produção e refinar o acabamento das suas criações.

Farol da Barra Viagens e Turismo

Nielsen de Oliveira atuava no ramo de construção até receber um convite de seu pai para atuar junto com ele no ramo de turismo em Barra Grande. Em 2002, Nielsen decidiu investir na área de passeios turísticos e adquiriu um veículo adequado às condições da região. Junto com a esposa, que atua com agenciamento turístico, abriu a empresa Farol da Barra Viagens e Turismo no ano de 2009. Mudaram-se para Serra Grande e passaram a atender toda a região, desde Ilhéus a Maraú. Os empresários ganharam expertise em parcerias com hotéis, pousadas e sites turísticos durante os anos de trabalho. O crédito foi utilizado para complementar os recursos necessários para a aquisição de um veículo mais novo e mais adequado para atender as demandas dos clientes da região, além de investirem em materiais de divulgação da empresa.

Delícia da Serra

Rosa atua no ramo alimentício há muitos anos, trabalhando como cozinheira em restaurantes e hotéis da região. Tem o sonho de abrir seu próprio restaurante e está se preparando para isso. Por enquanto, optou produzir salgados — coxinhas, pastéis e empadas —  com massas caseiras para venda por encomendas em Serra Grande e região. O crédito foi destinado à compra de um cilindro elétrico e utensílios para a produção das massas desses salgados.

Polpas Artesanais de Frutas

Edson Oliveira é um empreendedor bastante versátil. Já atuou em diversos ramos, desde construção civil à venda de ímãs de geladeiras e artigos femininos. Em 2012, encontrou uma oportunidade de mercado na revenda de polpas de frutas, atividade que empreende até hoje, paralelo ao seu trabalho como funcionário de uma empresa de criação de camarões. O crédito foi destinado à compra de equipamentos, utensílios e capital de giro para a estruturação de um local de produção das polpas, passo esse que Edson está muito orgulhoso em dar, uma vez que planeja aumentar a margem de lucro do negócio passando da revenda para a produção.

R. Osvaldo Ribeiro, 221 - Serra Grande
Uruçuca – Bahia – CEP 45.680-000

  • Email: atendimento@taboa.org.br
  • Tel.: (73) 99989-9719

  Acompanhe-nos no Facebook

Reconhecimento!

Prêmio melhores ONGs do Brasil.
Melhores ONGs
© 2024 - Tabôa Fortalecimento Comunitário. CNPJ: 21.498.105/0001-92 Makak Comunicação