A Tabôa Fortalecimento Comunitário esteve presente ao evento, contribuindo com os debates a partir de sua prática filantrópica pautada na transformação positiva de territórios. No primeiro dia, integrou o painel Trajetória e papel da Rede no ecossistema filantrópico nacional e internacional, junto com o Fundo Positivo, Fundo Brasil de Direitos Humanos, Fundo Baobá para a Equidade Racial e o Instituto Sociedade, População e Natureza - ISPN. No diálogo, foram discutidos o papel e importância da doação para fortalecer agendas de equidade racial e de gênero, direitos humanos e desenvolvimento territorial.
Para Roberto Vilela, diretor executivo da Tabôa, a Rede Comuá é um espaço fundamental de troca de experiências e produção de conhecimentos. “Integramos a Rede desde 2017 e, a partir de setembro último, passamos a fazer parte do comitê gestor. Nessa condição, participamos da mesa de abertura que avaliou a atuação da Comuá nos seus 10 primeiros anos de existência”, comenta Vilela. “A atuação articulada entre as organizações é uma importante estratégia para incidirmos no ecossistema da filantropia no Brasil, fortalecendo agendas e pautas que contribuam para a construção de justiça socioambiental”, avalia.
Em parceria com FunBEA - Fundo Brasileiro de Educação Ambiental e ICOM - Instituto Comunitário Grande Florianópolis, a Tabôa, no segundo dia do evento, facilitou a mesa temática Contribuições da filantropia colaborativa para o desenvolvimento de territórios, que resultou em uma rica troca de conhecimentos com o público participante, registrada por meio da facilitação gráfica feita durante os diálogos, como pode ser visto nas imagens abaixo. A partir da apresentação das experiências das três organizações, foram discutidas algumas estratégias comuns de atuação, como: produção e disseminação de conhecimentos, mobilização de recursos locais, engajamento e protagonismo comunitário.
A ideia de discutir a articulação e gestão de arranjos colaborativos na construção de territórios mais sustentáveis surgiu a partir das trocas realizadas no âmbito da comunidade de aprendizagem composta pelas três instituições e inserida no Programa de Apoio Estratégico às organizações membros da Comuá. “A comunidade de aprendizagem com FunBEA e ICOM tem sido uma importante ferramenta de construção coletiva de conhecimentos”, revela Roberto Vilela.
Junto com integrantes da equipe da Tabôa, também esteve presente ao seminário Mara Campos, moradora e liderança comunitária no distrito de Serra Grande (Uruçuca/BA), que atua nos coletivos de Mulheres Mães Solidárias, Eduq e na Aliança Comunitária, dentre outras iniciativas. “Conhecer como funciona a Rede e como é parecido com o que a gente faz por aqui, só que em uma outra dimensão, e poder chegar para as pessoas daqui e dizer que não é fácil, que as dificuldades não são só nossas enquanto coletivos pequenos, mas que é gratificante o aprendizado e crescimento pessoal e coletivo. Pois quando uma rede dá certo todos ganham e crescem juntos”, avalia Mara.
O seminário contou ainda com o lançamento do mapeamento de fundos e fundações comunitárias independentes no Brasil, elaborado pela Rede em parceria com a ponteAponte, que busca conhecer o campo da filantropia independente e comunitária no âmbito local e nacional e identificar iniciativas que doam recursos para organizações, grupos, coletivos e lideranças da sociedade civil que atuam no campo da promoção e defesa dos direitos socioambientais, humanos, raciais, de gênero e de cidadania em suas intersecções.
Sobre a Comuá - Criada em 2012, a Rede de Filantropia para a Justiça Social - que passa a se chamar Comuá - é um espaço que reúne fundos e fundações comunitárias, organizações doadoras (grantmakers) que mobilizam recursos de fontes diversificadas para apoiar grupos, coletivos, movimentos e organizações da sociedade civil que atuam nos campos da justiça social, direitos humanos, cidadania e desenvolvimento comunitário.
Tem como missão fortalecer as organizações da sociedade civil brasileira que trabalham com direitos humanos, raciais, de gênero, socioambientais e desenvolvimento comunitário através de ações que visem a ampliação da filantropia para a justiça social. Para mais informações sobre a Rede Comuá, acesse: https://www.redefilantropia.org.br/
Fotos: Zoid Criative