Fundo de Desenvolvimento Comunitário
Engaje-se e fortaleça iniciativas de base comunitária que atuam para promover justiça socioambiental em Serra Grande (Uruçuca/BA) e entorno
Nós acreditamos que uma comunidade forte e engajada é protagonista de transformações positivas no território, construindo respostas inovadoras e coletivas aos desafios públicos. Por isso, o Fundo de Desenvolvimento Comunitário nasceu para potencializar iniciativas de base comunitária que atuam na valorização do território e no enfrentamento das desigualdades em Serra Grande (Uruçuca/Bahia) e entorno, por meio da doação de recursos financeiros e de apoio técnico no fortalecimento de suas capacidades.
Conectar pessoas, iniciativas comunitárias e causas estratégicas para construir um território mais justo e sustentável é o que nos move.
Contribua com o desenvolvimento comunitário em Serra Grande.
Fortalecer potências para diminuir desigualdades
Por isso, doar para o Fundo é uma oportunidade de apoiar o desenvolvimento de Serra Grande a partir da escuta e do protagonismo da comunidade, valorizando os saberes locais e respondendo a demandas trazidas por quem vive e transforma positivamente o território.
Como funciona o Fundo
Fique por dentro do que acontece com sua doação
Fique por dentro do que acontece com sua doação
Conheça iniciativas já apoiadas
Feira Comunitária Saberes e Sabores
Feira Comunitária Saberes e Sabores
A Feira Comunitária Saberes e Sabores investe na economia solidária como estratégia de fortalecimento do protagonismo das mulheres e de valorização da cultura do território onde está inserida. Todas as sextas-feiras, as expositoras ocupam parte de uma das principais ruas do Bairro Novo (Serra Grande, Uruçuca, Bahia) para criar um espaço de encontros, trocas, solidariedade e vendas de produtos gerados a partir dos seus saberes e fazeres, além de uma programação artística que promove a cultura local.
Iniciada em 2019, atualmente, conta com 16 expositoras, que têm suas rendas familiares ampliadas de 15% a 50% a partir da comercialização de seus produtos gastronômicos e artesanatos. Essa iniciativa de base comunitária tem contribuído para alavancar as potências femininas, dinamizar a economia e a cultura local, transformando positivamente um dos bairros que registra condições de vulnerabilidade social em Serra Grande. Com apoio do Fundo de Desenvolvimento Comunitário, a Feira irá ampliar a sua infraestrutura, com a reforma e aquisição de mesas, cadeiras, novas barracas, além de equipamentos de som, melhoria de instalações elétricas, cachês de artistas para apresentações culturais e capital de giro para novas expositoras.
Circo da Lua
A Associação Cultural Circo da Lua é uma iniciativa socioeducativa que busca promover autonomia, autoestima e consciência cidadã para crianças, adolescentes e jovens. Para isso, por meio do projeto Circo-Escola, disponibiliza mais de 300 vagas para aulas de circo, teatro, música, percussão, acrobacia aérea, desenho, pintura, balé, perna de pau e malabares, dança e capoeira.
Até 2022, alcançou mais de 1500 alunos(as), sendo até 80% bolsistas - público de baixa renda, alunos de escola pública e moradores do Bairro Novo, localidade de Serra Grande (Uruçuca, Bahia). Suas apresentações já atraíram mais de 10 mil pessoas. Buscando a continuidade da iniciativa a longo prazo, o Circo da Lua adotou uma política de incluir alunos ou ex-alunos nos quadros da equipe, proporcionando uma oportunidade de renda e inserção desses jovens no mercado de trabalho. O apoio via Fundo de Desenvolvimento Comunitário irá fortalecer e garantir a continuidade dessa estratégia de inclusão e remuneração dos jovens aprendizes.
@circodalua
secretariacircodalua@gmail.com
Coletivo Serra Cria
Coletivo Serra Cria
O Coletivo Serra Cria é formado por jovens artistas independentes de Serra Grande (Uruçuca, Bahia) que buscam inspirar outros jovens nos caminhos da arte, protagonizando e gerando representatividade a partir dos quatro elementos da cultura hip hop e apoiando novos talentos. O Coletivo foi iniciado em 2018 por Kaio de Souza (Snep) e hoje reúne oito artistas.
Para fortalecer e amplificar as vozes dos jovens na comunidade, com a valorização da cultural local, o Serra Cria investe na produção audiovisual, produz rodas de conversa e cria diálogos sobre arte e ocupação do território, realiza o Baile dos Crias, oficinas de rima nas escolas e o evento Cena 073 . Na busca por gerar renda e criar uma marca autoral, criou o Laboratório de Impressos Gráficos (LIG) e, por meio da serigrafia, produz camisetas, panos de prato e de chão, lambe-lambes com poesias visuais, que levam as mensagens que o Serra Cria quer disseminar no mundo. Com o apoio recebido via Fundo de Desenvolvimento Comunitário, o Coletivo irá investir no aluguel da sua sede e na aquisição de equipamentos para potencializar suas atividades e impactos.
criaserra@gmail.com
Acessível, confiável e transparente
Você também acredita que uma comunidade forte impulsiona o desenvolvimento sustentável do território? Então, engaje-se e apoie iniciativas de base comunitária.