A Tabôa Fortalecimento Comunitário reuniu sua equipe, entre os dias 12 e 18 de janeiro, para o planejamento das atividades do triênio 2023-2025. Juntos, colaboradores(as) das áreas de desenvolvimento institucional, administrativa e financeira, comunicação e Programas de Desenvolvimento Rural e de Desenvolvimento Territorial de Serra Grande e Entorno, traçaram metas e estabeleceram diálogos intersetoriais para potencializar as ações da organização.
Antes de olhar para o futuro, foram consideradas as conquistas e os aprendizados do triênio anterior, para, então, desenhar os próximos passos. As ações previstas também tiveram como base as escutas realizadas com as comunidades de Serra Grande e demais territórios impactados pela Tabôa. Além disso, a ampliação de projetos deu a tônica do planejamento, pois agora impactarão novos territórios brasileiros.
O diretor executivo da Tabôa, Roberto Vilela, destaca alguns aprendizados: “No último triênio, aprendemos a lidar com situações de emergência como a crise sanitária da Covid-19 e a enchente, as quais enfrentamos em parceria com as lideranças comunitárias e doadores. Também adaptamos a assistência técnica para atendimento à distância, o que nos permitiu manter os serviços, inclusive com menores custos. Mesmo com a volta do atendimento presencial, ganhamos com o aprendizado da atuação à distância, que hoje é realizada em paralelo ao presencial”.
Outro destaque dos últimos anos foi a mobilização de recursos de mercado com foco no crédito para agricultura familiar por meio do CRA Sustentável na Mata Atlântica, que permitiu o aumento da capacidade de atendimento a agricultoras e agricultores familiares, especialmente produtores de cacau cabruca. “Esse aprendizado, que foi uma inovação no campo, nos trouxe maior visibilidade e alavancou parcerias que serão importantes para expansão no próximo triênio”, comenta Roberto.
O futuro começa agora
Em 2023, o Programa de Desenvolvimento Territorial de Serra Grande e Entorno terá como principal estratégia a implementação da iniciativa Engaja Serra. O objetivo, de acordo com Roberto, é “fortalecer as iniciativas de base comunitária por meio do engajamento dos moradores de Serra Grande, pessoas e empresas interessadas no desenvolvimento do território por meio de doações, trabalho voluntário, trilhas de formação para lideranças comunitárias e da operacionalização do Fundo de Desenvolvimento Comunitário".
A campanha Engaja Serra prepara os elos dessa corrente desde o último trimestre de 2022, para ampliar na comunidade a cultura de doação e levantar dados sobre iniciativas de base comunitária, visando impulsionar a transformação positiva do território.
Já o Programa de Desenvolvimento Rural vai ampliar os serviços de acompanhamento técnico e crédito para agricultores familiares, fortalecer ações relacionadas à agenda de restauração e também da meliponicultura.
Ainda em 2022, a Tabôa celebrou o novo apoio conquistado na chamada pública do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) para iniciativas de blended finance, que irá permitir mais um importante passo na ampliação do acesso a empréstimos e acompanhamento técnico para famílias agricultoras produtoras de cacau. Com o aporte, será possível, nos próximos anos, ampliar a experiência já em curso na Mata Atlântica, no sul da Bahia, e replicá-la na Amazônia, por meio de um projeto piloto no Pará.
Durante o encontro, os olhares da equipe estiveram alinhados com a missão institucional da Tabôa, para que as ações planejadas fortaleçam as comunidades e que pessoas, negócios e organizações realizem seu potencial, rumo à sustentabilidade. Acompanhe a Tabôa pelo site e pelas redes sociais @Taboa_fortalecimento.