Por que precisamos falar sobre Desenvolvimento Institucional? Este foi o tema painel de lançamento da Plataforma Conjunta, que reuniu o diretor executivo da Tabôa, Roberto Vilela; Adriana Barbosa, da Plataforma da Preta Hub; e Vanessa Nascimento, do Instituto de Referência Negra Peregum, para compartilharem suas experiências sobre como o desenvolvimento institucional contribuiu para a missão social das organizações que representam. O debate, que aconteceu dia 10 de maio, em São Paulo, foi mediado por Rodrigo Pipponzi, presidente do conselho do Instituto ACP.
A Plataforma Conjunta visa promover produção de conteúdos, experiências de aprendizagem e ofertas de recursos que tenham como foco o desenvolvimento institucional das organizações da sociedade civil.
Em sua apresentação, Roberto Vilela mostrou a trajetória da Tabôa, organização criada em 2014, e como o desenvolvimento institucional tem contribuído para potencializar sua capacidade de atuação. “Aprendemos que investir em fortalecimento institucional é investir em impactos socioambiental. Quanto mais forte for uma organização, maior será sua capacidade de impactar positivamente em seus territórios de atuação”, explica.
Alguns números apresentados evidenciam a fala de Roberto: Entre 2014/2014 e 2023, a Tabôa ampliou o número de colaboradores de 6 para 33 e o de financiadores de 3 para 12. Além disso, passou por seis auditorias externas sem ressalvas e foi quatro vezes selecionada como uma das 100 melhores ONGs do Brasil, já tem impactado 3.390 em 82 municípios baianos. “Tudo isso só foi possível porque também investimos na estruturação da equipe, da gestão administrativa-financeira e de áreas estratégicas como comunicação, monitoramento e mobilização de recursos”, conta o diretor executivo, que participou do processo de criação da organização.
Um dos pontos ressaltados pelos painelistas e também pelo público presente foi a importância de ampliar os espaços de diálogos e trocas de experiências entre organizações da sociedade civil. “A aprendizagem entre organizações pares é um importante caminho para alavancar o fortalecimento institucional. A reflexão sobre os desafios enfrentados e sobre as respostas construídas gera conhecimento útil para todo o ecossistema do Terceiro Setor”, avalia Roberto, que completa: “É importante ampliar as linhas de financiamento para desenvolvimento institucional, entendendo as especificidades dos processos de transformação social”.
A Plataforma Conjunta nasceu para contribuir para que as organizações da sociedade civil estejam fortalecidas para exercerem suas missões. É uma iniciativa do Instituto ACP, o Instituto humanize e o GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), em colaboração com a Fundação André e Lucia Maggi (FALM) e outras 24 organizações do setor.
Acesse e saiba mais: https://conjunta.org/a- iniciativa/
ReplyForward
|