
Para partilhar práticas e desafios das organizações, a programação do intercâmbio contemplou diálogos entre as equipes nos quais foram apresentadas estratégias realizadas pelo Programa de Desenvolvimento Territorial de Serra Grande e entorno, da Tabôa, como as ações do Engaja Serra, o Fundo de Desenvolvimento Comunitário, o Mapeamento de Migrantes em Serra Grande, além do crédito produtivo e outras iniciativas para o fortalecimento do território.
A Fundación Comunidad, por sua vez, apresentou a sua experiência de operação de fundos de doações, além de suas estratégias de desenvolvimento de projetos comunitários. Também partilhou sobre o mapeamento dos riscos e caminhos de apoio em casos de catástrofes nos territórios que apoiam, que já são vulneráveis, para que todos da comunidades atingidas saibam a quem recorrer e quais recursos buscar quando uma situação desafiadora acontece.
“A Fundación Comunidad tem linhas de atuação muito parecidas com as da Tabôa. Assim como nós, eles trabalham com o fortalecimento de mulheres e jovens, com doações e capacitações, por exemplo. Partilhas de experiências deles que foram inspiradoras para nós foram a tematização dos fundos de doação e o relacionamento com doadores”, conta Robson Bittencourt, gerente de Desenvolvimento Territorial de Serra Grande e entorno.
A programação do intercâmbio incluiu também uma visita ao Assentamento Nova Vitória, em Ilhéus, onde foi possível conhecer experiências com crédito para agricultura familiar e dialogar com lideranças femininas e com jovens assentados. As/os visitantes encerram o intercâmbio na Feira Comunitária Saberes e Sabores, iniciativa liderada por mulheres empreendedoras que promovem, no Bairro Novo, em Serra Grande, um espaço de comercialização da gastronomia e artesanato locais, além de atrações culturais locais.
“Foi uma troca muito rica. Combinamos de continuar trocando e aprofundando sobre alguns temas, de forma virtual”, comenta Robson.
O intercâmbio aconteceu entre os dias 11 e 13 de junho, e teve apoio do Connecting Communities in the Americas (CCA), organização que fomenta reflexões sobre processos migratórios e comunidades no continente.