
A Tabôa esteve presente como uma das representantes da sociedade civil, por meio da participação de Gabriel Chaves, morador da sede do município de Uruçuca e gerente de Desenvolvimento Rural, e de Robson Bittencourt, morador da vila de Serra Grande e gerente de Desenvolvimento Territorial de Serra Grande e entorno.
“A participação na conferência é muito importante para trazer as pautas que a sociedade tem como demandas. Nós levamos como pauta a melhoria do trânsito, da fiscalização de obras irregulares em área de preservação permanente e como acompanhar isso, além da pavimentação da rodovia Uruçuca-Serra Grande, entendendo que isso aproxima a sede do município à vila de Serra Grande, e dá mais condições de escoamento de produção, inclusive dos agricultores da zona rural de Uruçuca”, conta Gabriel, que foi eleito como um dos delegados municipais para a Conferência Estadual, que acontecerá em Salvador, em agosto.
A Conferência permite que as demandas e prioridades locais sejam ouvidas e consideradas na formulação de políticas públicas de desenvolvimento urbano. Nesse processo, a eleição de delegadas e delegados é um momento decisivo, pois essas pessoas terão a responsabilidade de representar os interesses da população nas etapas seguintes do processo de construção da política de desenvolvimento urbano - como as Conferências Estadual e Nacional das Cidades - fortalecendo a construção coletiva do território.
A Conferência faz parte da etapa preparatória da 6ª Conferência Nacional das Cidades, promovida pelo Ministério das Cidades, e busca construir diretrizes para políticas públicas que garantam inclusão, sustentabilidade e equidade social no ambiente urbano.