Selecione seu Idioma

1ª CHAMADA DE PROJETOS

A I Chamada de Projetos Comunitários foi lançada em Abril de 2015 e o prazo para inscrição encerrou em 29 de Maio de 2015,  a comunidade de Serra Grande se mobilizou e enviou 67 projetos, dos quais 53% voltados para a área urbana, 31% para a área rural.

A grande inovação da chamada de projetos comunitários da Tabôa é que a escolha dos projetos será feita integralmente pelo Comitê Comunitário, que tem em seus membros lideranças comunitários e juntas vão eleger aquilo que acreditam que a comunidade realmente precisa.

Projetos Apoiados na 1a. Chamada de Projetos 2015-2016

Tema: Geração de Renda

O apoio a projetos dentro da temática da geração de renda resulta no fortalecimento das comunidades e no desenvolvimento do território por meio de incentivo às vocações produtivas. Os projetos selecionados nesse tema foram:
Agroindústria Familiar do Barrocão – Associação dos Agricultores do Barrocão
Os agricultores da Associação do Barrocão em atividade coletiva construíram uma agroindústria para beneficiar frutas, transformando-as em polpas, doces, compotas, bolos, biscoito, beijus, etc. O objetivo do projeto é equipar a agroindústria familiar com utensílios, insumos e apoiar a capacitação dos agricultores para começarem a produzir e comercializar em toda a região, além de entregar seus produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Fortalecimento da Pesca de Jangada em Serra Grande – Grupo Jangadeiros de Serra Grande
Araçá Loja Comunitária – Grupo Araçá Produtores de Alimentos e Objetos Artesanais
Fortalecimento do Grupo de Bonecas – Grupo de Bonecas de Serra Grande
Horta Comunitária Orgânica – Grupo Cristão da Horta
Palmeira Verde – Grupo Palmeira Verde

Tema: Cultura

Nesta frente de atuação, fomentam-se iniciativas que resgatem e valorizem as manifestações culturais na região. Os projetos selecionados nesse tema foram:
Capoeira Regional BRINCAPOEIRA - Instituto Ynamata
O objetivo do projeto é fortalecer as atividades da cultura afro-brasileira presentes na comunidade de Serra Grande. As atividades previstas no projeto são aulas de capoeira ministradas na Represa e Ecovila, aquisição de materiais para a produção dos instrumentos, apresentações mensais nas comunidades e realização de um evento final (Batizado) reunindo grupos e mestres regionais.
Projeto Levada da Serra Brincando de Tocar, aprendemos uma profissão - Grupo de Preservação da Cultura – Dilazenze
Documentário Umbigo – Grupo Umbigo
Grupo Luanda - Construção Arte e Cultura

Tema: Educação

Os projetos nessa temática têm como objetivo potencializar a educação como ferramenta de transformação social, contribuindo com a formação de cidadãos mais plenos.
Escola de Surf Pé do Surf - Associação Comunidade Ativa (ACATI)
O projeto visa fortalecer e ampliar a Escola de Surf como mecanismo de possibilitar que mais crianças e adolescentes de Serra Grande aprendam a surfar, construam uma relação de respeito com a natureza e desenvolvam valores para atuarem como seres que trabalham no coletivo de maneira solidária. O projeto visa melhorar a estrutura de equipamentos, logística e organização das práticas pedagógicas.
Novo Jardim de Infância e Integração Socioeducativa da Escola Dendê da Serra – Associação Pedagógica Dendê da Serra
Ação Florescer – Casa de Convivência

Tema: Fortalecimento Institucional

O objetivo é investir em atividades de fortalecimento e organização institucional das associações e, dessa forma, possibilitar que se desenvolvam mais e dinamizem suas atividades e atuação na comunidade. Os projetos apoiados nessa frente foram:
Associação de Condutores de Serra - Grupo de Condutores de Serra Grande
O objetivo do projeto é formalizar uma associação de guias e condutores de visitantes de Serra Grande para promover um ecoturismo qualificado com base na observação e cuidado da natureza e da cultural local, gerando renda e sustentabilidade. Confiamos que a Associação de Guias e Condutores de Serra Grande fortalecerá o movimento de ecoturismo de base comunitária que vai tomando forma na vila e criará um espaço de crescimento pessoal e de trabalho digno para muitos jovens da comunidade.
Fortalecimento das Ações Comunitárias na Represa de Serra Grande – Associação dos Moradores da Beira Rio da Represa
Casa Verde – Grupo Casa Verde
Fortalecendo Laços - Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Serra Grande

Tema: Ambiental

Essa frente de atuação visa apoiar projetos que promovam a preservação, conservação e valorização do ambiente na região. Os projetos selecionados foram:
A Riqueza do Lixo em Ação - Associação dos Moradores da Beira Rio da Represa
O projeto vem atuando na Vila de Serra Grande desde maio de 2013, quando desenvolveu algumas ações de criação, e já introduziu ações como a do “jeguinho coletor”, inicialmente, em eventos e, posteriormente, em parceria com estabelecimentos comerciais. Também já ofereceu oficinas de capacitação para a coleta seletiva para membros da comunidade agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Em seguida, conseguiu apoio para a realização de novas ações, como a aquisição de dois triciclos, a implantação do galpão de triagem, a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) e a confecção de novos “jeguinhos”. Para ampliar o potencial de coleta de recicláveis e o envolvimento de mais pessoas da comunidade, o projeto desenvolve ações por meio do Pensamento de Design para entender a gestão de resíduos sólidos na Vila e possibilitar a introdução de Postos de Entrega Voluntários (PEVs) e desenvolvimento de outras atividades relevantes à sustentabilidade do projeto.

Tema: Esporte

Essa frente de atuação fomenta projetos que utilizam o esporte como atividade educadora e fortalecedora dos vínculos comunitários.
Passeio Cultural – Grupo Pedal da Serra
O objetivo do projeto compreende trazer alegria, saúde e conhecimento para as pessoas e para a comunidade de Serra Grande e região. Pretende-se, além do passeio ciclístico, apresentar um pouco da história e da cultura dessa região e fazer com que as pessoas conheçam e contribuam para a preservação ambiental. Foi realizado um passeio ciclístico no ano de 2015, e outro passeio está previsto para 2016. Os passeios de bicicleta já ocorrem há 4 anos. Este projeto representa uma forma de unir o esporte, a educação, a cultura e o meio ambiente – com reflexos na melhoria das condições de saúde e das relações humanas – e ampliar o conhecimento da comunidade sobre o patrimônio ambiental e cultural da região.
IV Corrida Ecológica Mirim – Grupo Sonho da Terra

R. Osvaldo Ribeiro, 221 - Serra Grande
Uruçuca – Bahia – CEP 45.680-000

  • Email: atendimento@taboa.org.br
  • Tel.: (73) 99989-9719

  Acompanhe-nos no Facebook

Reconhecimento!

Prêmio melhores ONGs do Brasil.
Melhores ONGs
© 2024 - Tabôa Fortalecimento Comunitário. CNPJ: 21.498.105/0001-92 Makak Comunicação