Com o objetivo de contribuir para dinamizar a economia e fortalecer capacidades locais, a Tabôa, em parceria com a Oficina de Gastronomia, promoveu o Curso de Atendimento ao público: técnicas para garçonetes e garçons, como parte da programação da iniciativa Ofícios da comunidade para a comunidade, voltada para moradores da vila de Serra Grande (Uruçuca/BA).
A atividade durou duas semanas, somando mais de 20 horas, com a participação de 15 mulheres, aprendendo técnicas na atuação como garçonete e atendimento ao público. “Serra Grande é uma vila turística em desenvolvimento e a gente acredita que profissionais capacitados, cada vez mais treinados, são muito importantes para que possamos ter uma vila que atende às demandas que surgem a cada dia”, explica Robson Bitencourt, Gerente do Programa de Desenvolvimento Territorial da Tabôa.
Geane Silva, facilitadora do curso e profissional de hotelaria/atendimento ao público há mais de 10 anos, conta como surgiu o desejo de trabalhar com atendimento ao público: “A minha história na área (atendimento ao público) começou com um curso como esse. Eu estudava fora e vim morar aqui em Serra, e comecei a trabalhar com hotelaria. Eu sempre quis retribuir de certa forma, então Robson me convidou e eu decidi fazer o curso. E estou gostando bastante. As meninas aprenderam o atendimento mais polido, na relação com a gastronomia, principalmente a gastronomia gourmet, que se tornou bastante valorizada na região”.
Algumas participantes já atuam na área e aproveitaram a iniciativa para fortalecer os seus aprendizados e construir novas metas. Tatiane Santos, garçonete e moradora da Vila de Serra Grande diz que “o curso é importante pra gente que já trabalha na área, porque podemos aprender coisas novas, principalmente para região onde a gente mora. O curso deveria acontecer mais vezes, para que mais pessoas também possam aprender.”
No encerramento da formação, no último dia 3 de dezembro, foi realizado um jantar com participação de empresários e empreendedores locais, no qual as participantes do curso colocaram em prática tudo que aprenderam. “Existe uma carência de profissionais especializados (em atendimento ao público). Há vários anos que a gente trabalha com hospedagem e sentimos muita dificuldade em encontrar esses profissionais. E, com esse curso, com certeza, esse cenário irá mudar”, conta Ricardo Ferreira, empresário e responsável pelo Chalé Aldeia Setemares.
A iniciativa Ofícios da comunidade para a comunidade promoveu cinco cursos em 2021, estimulando o compartilhamento de saberes e a troca de experiências entre moradores da vila de Serra Grande (Uruçuca/BA) em áreas como a gastronomia, artesanato e atendimento ao público.