Somando forças para fortalecer capacidades e impulsionar o empreendedorismo comunitário. Uma parceria entre a Tabôa e o YASC - que é um programa de extensão da Universidade de Yale, nos Estados Unidos – está permitindo conectar ex-estudantes da universidade norte-americana com empreendedoras comunitárias da vila de Serra Grande (Uruçuca/BA).
Por meio de encontros on line, os profissionais mobilizados pela Yale prestam consultorias em diferentes temas relacionados à gestão de empreendimentos locais. No primeiro encontro, realizado na última quarta-feira (01/12), cinco empreendedoras comunitárias participaram da atividade, que abordou questões relacionadas ao fluxo de caixa em pequenos negócios.
As atividades em parceria com o YASC já aconteceram em outros anos de forma presencial. Contudo, devido ao contexto da pandemia, essa edição ocorrerá na modalidade virtual e, para garantir que a comunicação ocorra da melhor maneira, estudantes da UESC realizam a tradução simultânea dos encontros. ”Essa articulação foi possível devido à intermediação do professor Paulo Sanjines, que faz parte do YASC, reside em Serra Grande”, explica Karine Araújo, Coordenadora de Desenvolvimento Territorial da Tabôa.
Ainda estão previstas mais três rodadas de consultorias on line, incluindo novos temas, como formação de preço e marketing digital. O YASC tem trabalhado também com grupos em outros países, como México e República Dominicana. Durante as consultorias, eles observam o perfil dos empreendedores para que os consultores possam avançar no ritmo de cada um.
“Esse tipo de iniciativa gera aprendizagem para todos os envolvidos, promovendo troca de saberes e aproximando a comunidade acadêmica da comunidade de empreendedores locais. Todos saem ganhando!”, resume Karine.