Aprender um novo idioma, expandir a capacidade de comunicação e possibilitar a inserção no mercado de trabalho. Estes foram alguns dos objetivos do curso de inglês para iniciantes, promovido pela Tabôa como parte das atividades do projeto Ofícios Da Comunidade para a Comunidade.
A formação básica durou três meses e contou com a participação de 20 alunos, todos moradores da vila de Serra Grande (Uruçuca/BA). “Cursos de idiomas são uma demanda da comunidade, que, inclusive, foi reforçada na pesquisa sobre juventudes, realizada pela Tabôa. O primeiro curso de inglês serviu como motivador para que os alunos continuem a praticar o idioma”, conta Robson Bitencourt, gerente do Programa de Desenvolvimento Territorial de Serra Grande e entorno. “Estamos avaliando a possibilidade de uma nova turma no segundo semestre”, revela.
Marcelo Cavalcanti, professor de inglês que ministrou o curso, destaca a importância de aprender um novo idioma através de uma metodologia divertida: “O curso foi uma experiência fantástica. A gente pôde aprender inglês por meio de metodologias diferentes e fora da caixinha, com muita música, teatro e brincadeiras. Foi assim que eu aprendi e acho que essa é a melhor forma de se aprender”.
“Eu achei muito importante o curso, não só por abrir portas no mercado de trabalho, mas também porque sempre foi meu sonho aprender inglês. E o professor Marcelo abriu essa porta para mim”, conta Ludmilla Costa, jovem que participou da atividade.
Ofícios da Comunidade para a Comunidade é uma iniciativa da Tabôa que busca fomentar uma rede aprendizagem e troca de experiências entre moradoras e moradores da vila de Serra Grande (Uruçuca/BA), com foco no fortalecimento de capacidades locais.