A criação racional de abelhas sem ferrão como prática geradora de impactos socioambientais será o foco do webinário que acontecerá no dia 24 de agosto, das 10h30 às 12h00, com transmissão pelo Youtube. O evento é promovido pela Tabôa Fortalecimento Comunitário e IF Baiano – Campus Uruçuca, como parte das ações do projeto Uruçu na Cabruca e visa fomentar a discussão sobre como a meliponicultura pode contribuir para o fortalecimento de comunidades rurais e para a conservação de ecossistemas locais.
O encontro on-line será mediado por Ana Carolina Avzaradel, gerente de Sustentabilidade do Instituto humanize, que apoia ações de fortalecimento da cadeia do mel, a exemplo do Uruçu na Cabruca. A professora e responsável pela área de meliponicultura e apicultura do IF Baiano, Julianna Alves Torres, e a consultora da Tabôa, Nádia Oliveira, participarão do debate.
No webinário, será também apresentada a experiência do projeto Uruçu na Cabruca, destacando a importância da disseminação de conhecimentos sobre a prática da meliponicultura, com a apresentação de alguns materiais produzidos, a exemplo do Guia de Criação da Uruçu Amarela e de vídeos didáticos.
O evento, gratuito e aberto ao público em geral, será transmitido pelo Canal da Tabôa no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=f52cIkbBOAI
Sobre o Uruçu na Cabruca
Concebido pelo Ministério Público do Estado da Bahia, Tabôa e IF Baiano, o projeto fomenta a prática da criação da Melipona mondury, popularmente conhecida como Uruçu Amarela, no contexto da agricultura familiar no sul da Bahia, região historicamente conhecida pelo cultivo de cacau sob a sombra de árvores nativas da Mata Atlântica. Por meio de capacitações, acompanhamento técnico e empréstimo de colônias, mais de 100 famílias agricultoras já foram alcançadas pelas ações, que contam com apoio Instituto humanize, Instituto Arapyaú e MP.
ANOTE NA AGENDA
O quê: Webinar Como a meliponicultura pode contribuir na construção de territórios sustentáveis?
Quando: 24 de agosto, quarta-feira, das 10h30 às 12h00
Link para participação: https://www.youtube.com/watch?v=f52cIkbBOAI