Selecione seu Idioma

Notícias

Transparência | Tabôa publica relatório anual com balanço de ações e resultados em 2023

O ano de 2023 reafirmou o compromisso da Tabôa Fortalecimento Comunitário em fortalecer pessoas, coletividades e redes de cooperação comunitárias, tendo como horizonte o enfrentamento das desigualdades – em suas diferentes manifestações - e a construção de oportunidades de maior justiça socioambiental. É o que nos mostra o relatório anual divulgado pela instituição: foram 1.480 pessoas diretamente alcançadas em 23 municípios baianos, entre integrantes de organizações, coletivos e movimentos da sociedade civil organizada, empreendedores/as comunitários e agricultores/as familiares.

“Nosso jeito de atuar parte da compreensão de que fortalecer o protagonismo comunitário é premissa para o aprofundamento democrático e o desenvolvimento sustentável dos territórios”, conta Roberto Vilela, diretor executivo da Tabôa. A instituição atua a partir de dois eixos complementares - fortalecimento da sociedade civil como protagonista de mudanças e fortalecimento de vocações econômicas locais com base na sustentabilidade - que se concretizam em estratégias de acesso a recursos financeiros, formações, acompanhamento técnico e assessorias, produção e disseminação de conhecimentos, além de cooperação e incidência.

A filantropia comunitária e de base territorial é uma das práticas da Tabôa para democratizar o acesso a recursos - financeiros e não financeiros - e impulsionar a ação da sociedade civil, fazendo com que os recursos cheguem a grupos de base, com ou sem CNPJ, que atuam na linha de frente do fortalecimento comunitário e defesa de direitos. Em 2023, 19 iniciativas comunitárias foram apoiadas por meio da doação de R$ 221,6 mil e 832 participantes se engajaram em atividades formativas e eventos.

Além disso, 292  agricultores familiares contaram com acompanhamento técnico e R$ 3,3 milhões foram concedidos em crédito rural, fortalecendo cadeias da sociobioceonomia. “Os resultados alcançados nos sinalizam que a promoção de maior empoderamento socioeconômico, aliado à conservação e à regeneração da biodiversidade, requer estratégias inovadoras e construídas colaborativamente”, explica Roberto.

Para além dos números, o relatório registra histórias de pessoas, coletivos e organizações comunitárias impactadas pelas ações da Tabôa. E ainda traz informações sobre as estratégias e avanços alcançados no desenvolvimento institucional, comunicação, governança e o relatório financeiro gerencial. Dentre os destaques, está mais uma auditoria sem ressalvas. Desde 2016, a Tabôa tem seus procedimentos e documentos contábeis checados anualmente por auditores independentes e especializados, com todos os relatórios emitidos sem ressalvas.

Impulsionando iniciativas de base comunitária em Serra Grande e entorno

Engajamento comunitário, juventudes, equidade de gênero e empreendedorismo foram agendas temáticas importantes também em 2023, orientando as atividades realizadas no âmbito do Programa de Desenvolvimento Territorial de Serra Grande e Entorno, que alcançaram um total de 645 pessoas, incluindo formações, rodas de diálogo, doações, mentorias e atendimentos especializados.

Um dos destaques do ano foi o lançamento do Fundo de Desenvolvimento Comunitário, criado para potencializar iniciativas que atuam na valorização e no enfrentamento das desigualdades no território. Além da rodada piloto de apoio com aporte financeiro de R$105 mil para três iniciativas comunitárias, foram realizadas cinco Trilhas de Aprendizagem, que fortaleceram capacidades institucionais de coletivos, grupos e organizações do território, alcançando 23 iniciativas.

Mais 15 iniciativas comunitárias foram fortalecidas por meio de doações de recursos financeiros e foram realizados 767 atendimentos a lideranças e empreendedoras/es comunitárias/os em Serra Grande e entorno.

Fortalecendo comunidades rurais por meio da sociobioeconomia

A proteção da sociobiodiversidade orientou as ações via Programa de Desenvolvimento Rural, apoiando e estimulando a transição para práticas mais saudáveis e sustentáveis, a exemplo da agricultura de baixo carbono, da agroecologia e da meliponicultura. Em 2023, 469 pessoas participaram de atividades formativas e 252 agricultores/as familiares - entre convencionais, agroecológicos ou em transição agroecológica - acessaram crédito.

O crédito contextualizado, associado ao acompanhamento técnico sem custos para as famílias, tem sido decisivo para fazer os recursos chegarem a grupos que enfrentam efeitos de desigualdades historicamente construídas. É o que nos mostram os dados de 2023: 62,8% dos/as agricultores/as familiares - entre convencionais, agroecológicos ou em transição agroecológica - que acessaram  crédito residem em assentamos ou projetos de assentamento de reforma agrária. Do total das operações realizadas, 89,9% foram para custeio de cacau, em especial o cultivado no sistema agroflorestal conhecido como cabruca.

Para mais detalhes, clique AQUI e acesse o Relatório de Atividades 2023.

R. Osvaldo Ribeiro, 221 - Serra Grande
Uruçuca – Bahia – CEP 45.680-000

• Email: atendimento@taboa.org.br

Acompanhe-nos no Facebook

Reconhecimento!

Prêmio melhores ONGs do Brasil.
Melhores ONGs