Como parte das estratégias do movimento Engaja Serra, a Tabôa realizou no dia 30 de outubro mais uma Trilha de Aprendizagem. Desta vez, a oficina tratou do tema do monitoramento e avaliação de dados, de maneira simples e prática, com foco em iniciativas comunitárias. O encontro foi facilitado pela responsável pela área de monitoramento da Tabôa, Daniela Komives.
Para contribuir para que coletivos, projetos e associações comunitárias fortaleçam suas capacidades institucionais, a Trilha abordou como melhorar os fluxos de coleta e análise de dados sobre as ações e resultados, para apoiar o fortalecimento de processos de tomadas de decisão e de aprendizagem institucional. Participaram desta Trilha oito pessoas representando seis iniciativas.
“Observamos que a cultura de avaliação e monitoramento ainda é pouco consolidada nas iniciativas sociais de Serra Grande. A falta dessa prática está frequentemente ligada ao desconhecimento sobre o tema. Além disso, é comum que as iniciativas priorizem a execução de ações diretas, concentrando seus esforços em atender necessidades imediatas da comunidade. Sem uma cultura de avaliação, elas perdem a oportunidade de realizar ajustes e correções ao longo do processo para garantir que seus objetivos sejam alcançados”, conta Daniela.
A Trilha de Aprendizagem foi realizada para contribuir positivamente para esse cenário, promovendo o compartilhamento de boas práticas e apresentando ferramentas e metodologias simplificadas de avaliação e monitoramento. “Acredito que as organizações que participaram saíram da Trilha mais motivadas a adotar algumas dessas práticas, além de refletirem sobre como coletar, registrar, avaliar e analisar suas ações de forma mais estruturada”, avalia a facilitadora.
A abordagem focou em temas como a importância de monitorar e avaliar, o que são indicadores e como coletar dados e utilizar ferramentas de monitoramento, sempre com exemplos práticos para consolidar o aprendizado. “Reflexões sobre as próprias organizações foram incentivadas, e o grupo demonstrou alta participação, compartilhando experiências práticas e trocando ideias”, comenta Daniela.
Engaja Serra | O Engaja Serra é um movimento promovido pela Tabôa, que busca conectar pessoas e causas, fomentando uma cultura de doação e engajamento para fortalecimento do protagonismo comunitário no desenvolvimento sustentável da região. Entre as estratégias, estão a produção de conhecimentos sobre a realidade local - a exemplo do diagnóstico de iniciativas de base comunitária e do mapeamento de migrantes, realizados em 2022, fortalecimento de capacidades locais, com as Trilhas de Aprendizagem, e a democratização do acesso a recursos financeiros, por meio de doações via Fundo de Desenvolvimento Comunitário. Além disso, são realizadas campanhas de fomento à filantropia comunitária e de justiça socioambiental.
Foto: Acervo Tabôa