Entre os dias 14 e 16 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, uma rica troca de experiências com atores governamentais e não governamentais marcou a Cúpula do G20 Social. A Tabôa esteve presente, participou de painéis e contribuiu com discussões sobre inovação no campo do financiamento social e filantropia.
No painel realizado pela WINGS - rede internacional de articulação de atores do ecossistema filantrópico - no dia 13 de novembro, denominado Diálogo sobre Políticas Regionais entre América Latina e Caribe ‘Construindo Colaborações Mais Fortes dos Setores Públicos e Filantrópicos para o Desenvolvimento Inclusivo de Longo Prazo, o diretor executivo da Tabôa, Roberto Vilela, apresentou experiências institucionais de parcerias com organizações da sociedade civil e do poder público, como o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Ministério Público e consórcio municipal. “É importante divulgarmos a experiência com o blended finance e a articulação de recursos filantrópicos, públicos e privados, e recursos comerciais como exemplo de inovação”, comenta.
A participação no painel foi articulada via Rede Comuá e Aliança Territorial (www.aliancaterritorial.org.br) - articulação de organizações territoriais da Comuá, da qual a Tabôa é uma das fundadoras. Dentre as experiências compartilhadas pela Tabôa, estiveram o CRA Sustentável, mecanismo que mobiliza recursos de mercado e filantrópicos para apoiar a agricultura familiar, e a gestão de Termos de Ajustes de Conduta, por meio de parceria com o Ministério Público do Estado da Bahia, para investimentos em projetos de proteção da sociobiodiversidade.
Sobre o G20 | O G20 é um fórum formado por 19 países dos cinco continentes, mais a União Africana e a União Europeia. Em 2024, o fórum esteve sob presidência brasileira e teve como lema Construindo um mundo justo e um planeta sustentável, e levando para o centro do debate o combate às desigualdades.
Foto: Acervo Tabôa.