Na segunda-feira (26/07), 11 mulheres participaram de uma oficina de produção de geleias artesanais, em Serra Grande (Uruçuca/BA). Realizada pela Tabôa, em parceria com o Cesol Litoral Sul e a Oficina de Gastronomia, a atividade foi desenvolvida como parte das ações de fortalecimento comunitário e fomento ao empreendedorismo local.
Conduzida pela nutricionista Luciana Morais, que integra a equipe do Cesol, a oficina teve carga horária de cinco horas e se dividiu em dois momentos. Na primeira parte, foram apresentadas técnicas e normas de manipulação de alimentos, com orientações sobre higiene e boas práticas de manejo. Na segunda, houve a aplicação dos conhecimentos teóricos, com a preparação de receitas pelas próprias participantes. Uma das ideias trabalhadas foi o aproveitamento integral das frutas, utilizando as cascas de maçã, manga e goiaba na produção de geleias e suas polpas na produção de compotas.
Karine Araújo, Coordenadora Júnior do Programa de Desenvolvimento Territorial da Tabôa, acompanhou todo o processo. Segundo ela, a oficina foi uma grande oportunidade para promover interação entre as alunas e familiarizá-las com o ofício. “Todas experimentaram os produtos e puderam levar para casa três opções de doces. Os feedbacks foram positivos e houve demandas de outras oficinas, como, por exemplo, de conservas (pepino, picles, cenoura, entre outros)”, conta Karine.
Vale frisar que o evento ocorreu respeitando protocolos sanitários em relação à Covid-19, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento seguro ao longo da capacitação teórica.