Buscando fortalecer vocações econômicas locais como estratégia de construção de sustentabilidade, a Tabôa tem atuado no fomento ao empreendedorismo comunitário em Serra Grande (Uruçuca/BA) e entorno. Além de contribuir para a dinamização da economia, por meio da geração de postos de trabalho, o empreendedorismo comunitário valoriza saberes, culturas e potencialidades do território, fortalecendo o protagonismo dos atores locais.
Por meio de seu Programa de Desenvolvimento Territorial, a Tabôa tem implementado diferentes estratégias para o fortalecimento de empreendedores e pequenos negócios locais, incluindo: acesso a crédito; elaboração de planos de negócios; apoio à criação de novos negócios; serviço de formalização de MEI – Microempreendedor Individual; consultorias, assessorias, mentorias e capacitações.
Nos últimos seis anos, a Tabôa já desembolsou R$ 392 mil em créditos urbanos para empreendimentos e pequenos negócios locais. O acesso a recursos financeiros, por meio de uma linha de crédito mais acessível e flexível, torna possível a realização do sonho de abrir ou alavancar um negócio próprio.
O desenvolvimento de capacidades e competências em gestão, planejamento financeiro, comunicação e marketing, dentre outros temas, também tem sido uma importante estratégia de trabalho. Desde 2015, já foram ministradas 798 horas em cursos teóricos e práticos. “Fortalecer as capacidades dos empreendedores é uma forma de apoiar a construção de sustentabilidade para os negócios locais”, explica Karine Araújo, Coordenadora Júnior do Programa de Desenvolvimento Territorial da Tabôa.
Outra iniciativa é a Sala do(a) Empreendedor(a) - realizada em parceria com a Prefeitura de Uruçuca e com o apoio do Sebrae - que fornece serviços como formalização de Microempreendedores(as) Individuais (MEI) e orientações sobre direitos e deveres desse segmento. Entre 2015 e 2021, a Sala do(a) Empreendedor(a) de Serra Grande já formalizou 115 MEIs.
Karine Araújo aponta ainda outras estratégias que vêm sendo fortalecidas pela Tabôa para impulsionar o empreendedorismo na vila de Serra Grande: “Economia solidária, apoiando uma rede de empreendedores solidários locais; apoio às iniciativas comunitárias e grupos que atuam no fortalecimento das vocações locais, como por exemplo a Feira Saberes e Sabores, Festival de Gastronomia, Festival de Blues e Jazz e a Associação de Pescadores.