Avaliar, celebrar, aprender, planejar juntos. O início das atividades anuais da Tabôa foi marcado pela sua Assembleia Geral Ordinária. Órgão máximo de deliberação da organização, a Assembleia tem entre suas funções a aprovação das diretrizes gerais das atividades e o exame e aprovação de propostas orçamentárias anuais. Foi o que aconteceu na manhã do dia 06 de fevereiro, quando equipe, associadas e associados se reuniram, fortalecendo, assim, o engajamento da governança no planejamento anual.
“Os associados são responsáveis pelas diretrizes institucionais, pela definição dos grandes rumos da Tabôa. Então, precisamos escutá-los para conduzir a organização para um caminho definido por eles”, conta Roberto Vilela, diretor executivo da instituição. Ele explica que a governança da Tabôa é cuidadosamente constituída para que reflita a diversidade e pluralidade de vozes e olhares do território, incluindo pessoas da comunidade com saberes específicos, do meio empresarial, da academia, da área rural, lideranças comunitárias, além de organizações com atuação em agendas trabalhadas pela Tabôa.
Inteiradas/os das realizações do ano anterior e das metas institucionais para 2024, as/os associadas/os presentes também puderam sugerir contribuições, por exemplo, para as ações apresentadas pelos programas de Desenvolvimento Rural e de Desenvolvimento Territorial de Serra Grande e entorno. A reunião aconteceu de forma híbrida, com a presença de associadas(os) tanto na sede da Tabôa quanto de forma virtual.
2024 mais participativo
O planejamento apresentado na Assembleia, foi construído de forma participativa pela equipe executiva, a partir da avaliação do ano de 2023, da leitura de contextos de atuação e de escutas comunitárias. Em dezembro, integrantes da Tabôa se reuniram para desenhar colaborativamente e de forma intersetorial as ações e resultados para o ano de 2024. A imersão contou com a presença de colaboradoras e colaboradores das áreas programáticas, administrativa e financeira, institucional e de comunicação.
As reflexões tiveram início com o compartilhamento de aprendizados e dos principais avanços no fortalecimento de comunidades em territórios urbanos e rurais na Bahia em 2023. A imersão das equipes foi precedida de uma escuta com a comunidade, que aconteceu em novembro. Os participantes também se inteiraram sobre as ações da organização e compartilharam demandas para o fortalecimento comunitário.
A participação das comunidades é um dos princípios de atuação da Tabôa, e o planejamento anual da organização foi uma das oportunidades para promover este engajamento. “Quando planejamos de forma participativa, temos desde a visão da comunidade, o engajamento dos colaboradores que propuseram as ações e, ao mesmo tempo, se comprometem com a realização das tarefas, além de seguirmos as diretrizes do Conselho e da Assembleia. Assim, o planejamento anual participativo promove uma qualidade das ações propostas e o engajamento dos envolvidos para realização delas”, comenta Roberto Vilela.
Conquistas e impactos
As equipes também celebraram os projetos que saíram do papel e se tornaram realidade em 2023: o lançamento do Fundo de Desenvolvimento Comunitário; do Diagnóstico de Iniciativas Comunitárias em Serra Grande; do Mapeamento de Migrantes em Serra Grande; o I Encontro Uruçu na Cabruca, de meliponicultura; além do fortalecimento de redes de parceiros, como a Rede Comuá e a Aliança Territorial; dentre outros destaques.