Evento a promoverá a troca de experiências entre iniciativas brasileiras e norte-americanas
Como a migração impacta as comunidades, e como organizações e iniciativas comunitárias estão lidando com esses contextos? Para ampliar a discussão sobre esse fenômeno, que também acontece em Serra Grande (BA) e entorno, a Tabôa Fortalecimento Comunitário realiza o Encontro das Diversidades Comunitárias, no dia 8 de março, na Associação Cultural Circo da Lua (rodovia Ilhéus-Itacaré, km 35, Serra Grande, Uruçuca, Bahia). Por meio de painéis temáticos, que acontecerão entre 9h e 12h30, serão compartilhadas experiências brasileiras e norte-americanas, discutindo desafios e oportunidades desencadeados pelos movimentos migratórios em diferentes territórios.
Para isso, a programação inclui dois painéis mediados pela Tabôa. No primeiro, será pautado o fenômeno da migração em Serra Grande e entorno, no sul da Bahia, com a participação de iniciativas locais de base comunitária, para refletir e debater como a intensificação dos fluxos migratórios nos últimos 20 anos tem influenciado as dinâmicas socioespaciais no território. Este momento contará com a participação da Associação Cultural Circo da Lua, Escola Dendê da Serra, Serrana Esporte Clube e Feira Comunitária Saberes e Sabores, Ayiti Community Trust (EUA), que compartilharão suas experiências na gestão das diversidades entre migrantes e locais.
No segundo painel, serão apresentadas experiências de organizações que atuam no Brasil e nos Estados Unidos, visando conhecer e discutir diferentes perspectivas da migração. Além da Tabôa, que lançou em 2023 a pesquisa de Mapeamento de Migrantes em Serra Grande e entorno, participarão o Instituto Comunitário Grande Florianópolis – ICOM (BR), Connecting Communities in the Americas - CCA, Community Foundation of Greater Dubuque (EUA) e San Antonio Area Foundation (EUA).
O evento contará com tradução do inglês para o português.
Discussões nas Américas
O Encontro das Diversidades Comunitárias integra uma agenda de intercâmbio entre fundações e organizações comunitárias, a exemplo da Tabôa, que atuam nas Américas e que são apoiadas pelo Connecting Communities in the Americas (CCA), organização parceira na realização do evento, que fomenta reflexões sobre processos migratórios e comunidades no continente. Sediado em Massachusetts, nos Estados Unidos, o CCA busca contribuir para que fundações comunitárias construam comunidades fortes, promovendo práticas eficazes, compartilhando conhecimentos e estimulando ações sobre questões críticas do nosso tempo. Para isso, atua mapeando e subsidiando projetos de ação; compartilhando recursos e aprendizagens; promovendo intercâmbios entre organizações; e realizando reuniões presenciais para fortalecer relacionamentos entre organizações.
Além do encontro do dia 8 de março, as organizações apoiadas pelo CCA participarão de visitas à Tabôa e comunidades apoiadas no sul da Bahia, para conhecer e trocar experiências de fortalecimento comunitário. Tais atividades encerrarão a agenda do grupo no Brasil, que se iniciará com uma visita ao ICOM, em Florianópolis (SC), entre os dias 4 e 6 de março.
Engaja Serra, uma iniciativa para fortalecer comunidades em Serra Grande e entorno
O Encontro das Diversidades Comunitárias é uma ação que integra o Engaja Serra, uma iniciativa da Tabôa que busca conectar pessoas e causas para fomentar uma cultura de doação e de engajamento para fortalecimento do protagonismo comunitário no desenvolvimento sustentável da região. Entre as estratégias, está a produção de conhecimentos sobre a realidade local, a exemplo do Diagnóstico de Iniciativas de Base Comunitária e do Mapeamento de Migrantes em Serra Grande, realizados em 2022.