A luta das mulheres por equidade e pelo fim da violência tem no 8 de março - Dia Internacional da Mulher - uma data que oportuniza a discussão para o fortalecimento de ações que garantam os seus direitos. Criada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970, a data remete à luta histórica das mulheres por condições de igualdade. Atualmente, também lança luz sobre a violência doméstica.
No Brasil, três a cada 10 mulheres já foram vítimas de violência doméstica em algum momento da vida. É o que mostra a 10ª Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, feita pelo Instituto DataSenado, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV), lançada em 2023. O estudo traz dados importantes como os 89% de brasileiras que sofreram violência psicológica, os 77% que vivenciaram violência moral e os 76% que já foram fisicamente violentadas. Os números mostram que são necessárias ações de todos os setores para que a rede de enfrentamento à violência contra a mulher seja fortalecida.
No estado da Bahia, o estudo mostra que 27% delas já sofreram algum tipo de violência doméstica ou familiar provocada por um homem. Dentre elas, 23% sofreram violência nos últimos 12 meses. Esses índices são estatisticamente equivalentes aos encontrados na pesquisa nacional. Ainda no estado, 53% acreditam que as mulheres não são tratadas com respeito no Brasil
Um Uruçuca, no Sul da Bahia, para somar esforços em nível territorial, a Tabôa em parceria com as Promotoras Legais Populares e a Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, elaboraram um guia para ampliar o acesso às informações úteis para a população feminina. Assim, estão disponíveis informações como contatos da Polícia Militar que podem ser acionados em caso de violência contra a mulher no município, como fazer uma denúncia (anônima ou não), como realizar o boletim de ocorrência, como requerer atendimento médico e Medida Protetiva de Urgência.
O folder foi impresso e distribuído por ocasião do Agosto Lilás, em 2023, tanto na sede do município quanto na vila de Serra Grande. Acesse o PDF e salve o arquivo clicando aqui.