
O compartilhamento de conhecimentos e experiências entre acadêmicos e empreendedoras/es do território de Serra Grande (Uruçuca, Bahia) foi destaque na Semana do Empreendedorismo, realizada na Casa Cais, de 24 a 28 de março. A programação contou com mentorias, palestras e atendimentos individuais facilitados por integrantes do programa de extensão YASC, da Universidade de Yale (Estados Unidos).
Essa é a terceira vez que a parceria resulta em um trabalho com empreendedoras/es em Serra Grande: a primeira foi em 2016 e a segunda em 2017. Durante os cinco dias do evento deste ano, além de elaborarem e/ou revisarem os planos de ação para os seus negócios, as empreendedoras e empreendedores participantes aprenderam a utilizar ferramentas de gestão, como análise SWOT, 4P’s e Shark Tank.
Segundo a coordenadora do programa de Desenvolvimento Territorial da Tabôa, Luzimar Del Rei, a parceria para a realização do evento é importante porque traz um entendimento de que os negócios comunitários estão alinhados ao que está sendo abordado no mundo, como o uso das ferramentas para o fortalecimento dos negócios locais. “Foi um momento importante, os empreendedores saíram com ânimo e seus negócios mais fortalecidos. Pela similaridade de agendas entre o programa da Yale e a Tabôa, apoiamos a realização da Semana do Empreendedorismo com a estrutura e os contatos com os empreendedores locais”, conta.
Jeff Harllow, do corpo de serviço dos ex-alunos da Universidade de Yale, comenta o retorno a Serra Grande. “Estou extremamente feliz em estar mais uma vez aqui, porque é um lugar muito lindo, com um clima muito especial e pessoas muito especiais. Com o apoio da Tabôa, que também trabalha com empreendedorismo, esse trabalho fica mais fácil pra gente, pra organizar as ações, convidar os empreendedores com os quais podemos trabalhar juntos. Então, é incrível estar de volta e poder trabalhar com esse time, descobrir que mesmo depois desses anos, a Tabôa segue aqui cada dia mais forte e agora com um novo espaço que é a Casa Cais, que estamos utilizando durante toda essa semana para nossas ações aqui é algo muito especial”, conta. Jeff também avalia o que há em comum entre as/os empreendedoras/es participantes: “Iniciantes ou experientes, ambos sempre estão em busca de novas oportunidades, sobre como expandir seus negócios, entender como funciona na prática e como resolver seus maiores problemas e necessidades. Então, existem sempre várias histórias particulares, o que torna essa experiência algo muito rica pra gente.”
Maria Angélica, que empreende no ramo de alimentos e brechó, compartilhou sua experiência com os ex-alunos de Yale pela segunda vez. “O evento ampliou o meu conhecimento em relação ao meu empreendimento. Revisei o plano que fiz na primeira consultoria com eles, vi o que não implementei e pretendo implementar. Entre as coisas que aprendi está a importância da contabilidade e como acompanhar melhor isso”, pontua.

Maria Angélica, que empreende no ramo de alimentos e brechó, compartilhou sua experiência com os ex-alunos de Yale pela segunda vez. “O evento ampliou o meu conhecimento em relação ao meu empreendimento. Revisei o plano que fiz na primeira consultoria com eles, vi o que não implementei e pretendo implementar. Entre as coisas que aprendi está a importância da contabilidade e como acompanhar melhor isso”, pontua.
A cabeleireira Jaciana Santos, que já costuma participar de eventos sobre negócios, avalia positivamente a participação na Semana: “Foi muito bom, aumentou os meus conhecimentos. É sempre bom participar, pois há sempre algo novo para aprender“. E Sandra Santana, empreendedora que trabalha com bolos, também destaca os novos aprendizados: “Foi bom ter contato com outras pessoas e avaliar o meu plano de ação, receber mais ensinamentos. Na Tabôa, já participei de outro momento sobre empreendedorismo.”
A Semana do Empreendedorismo fez parte de uma série de ações de voluntariado que aconteceram na vila de Serra Grande no mês de março, resultado de uma realização coletiva da Cachoeira Vivências em parceria com o Corpo de Serviço dos Ex-Alunos da Universidade de Yale (YASC) e trabalho conjunto com a Tabôa, Associação de Moradoras e Moradores do Bairro Novo (ASMOBAN), Mães Solidárias, Escola da Madeira, MC Serviços Ambientais, Serrana Esporte Clube e Coletivo Cultural Guilda Anansi.
Empreendedorismo comunitário - A Tabôa apoia o empreendedorismo comunitário como um caminho para a dinamização da economia do território a partir da valorização de recursos e vocações locais.
Periodicamente, a instituição realiza mentorias, cursos e consultorias, além de fomentar a articulação e a cooperação entre empreendedoras e empreendedores, a exemplo do apoio à criação de um grupo de economia solidária. Em 2024, foi firmada uma parceria com o Banco do Nordeste, que executa o programa Crediamigo, para facilitar o acesso a microcrédito a empreendedoras/es comunitárias/os.
Fotos: Acevo Tabôa | Florisval Neto
Fotos: Acevo Tabôa | Florisval Neto