A construção de um território mais justo e sustentável passa pelo fortalecimento das potências das suas juventudes. Com essa premissa, nasce a formação Lidera, Jovem!, que teve início no último dia 19 e seguirá até dezembro, abordando temas que vão desde o desenvolvimento pessoal, passando pela formação política-cidadã, empreendedorismo e participação social.
Promovida pela Tabôa com o apoio do Instituto Solea, a formação é uma das primeiras a acontecerem na Casa Cais - Aprendizagem e Inovação Social, espaço criado para impulsionar a experimentação, a colaboração e a criatividade comunitária, incluindo, ações empreendidas por e para as juventudes locais.
A ideia do curso surgiu a partir da pesquisa Juventudes de Serra Grande: Perfil, trajetória,sonhos e perspectivas, realizada pela Tabôa, em 2022, que identificou diversos desafios enfrentados pelos jovens, entre eles, em relação às oportunidades educacionais e profissionais. Por outro lado, a investigação revelou também um interesse dos jovens por oportunidades de desenvolverem suas habilidades de liderança e de serem reconhecidos como parte importante das transformações do território.
“Para responder a essa de demanda, foram desenhadas formações, como parte do projeto Jovens Potências, resultado da parceria da Tabôa com o Instituto Solea. Isso permitiu a compra de equipamentos e a promoção de cursos nos próximos três anos, com foco em quem tem até 29 anos”, conta o gerente do Programa de Desenvolvimento Territorial de Serra Grande e entorno da Tabôa, Robson Bitencourt.
Luiz André Soares, diretor executivo do Instituto Solea, destaca que “o projeto visa ao desenvolvimento comunitário e territorial como um todo, então tem uma atenção especial à dinâmica da região. A ideia é preservar os saberes locais e comunitários, entender a demanda dos jovens e das pessoas que moram em Serra Grande, nas comunidades próximas, o que elas pensam para o futuro delas e em que tipo de qualificação elas estariam se beneficiando, para que encontrem os seus caminhos através de formações para o mercado de trabalho”, conta.
Além do Lidera, Jovem!, o projeto Jovens Potências inclui cursos de inglês e informática em Serra Grande e, a partir de 2025, serão realizados cursos de informática em quatro assentamentos e projetos de assentamento no sul da Bahia, onde também serão montadas bases com computadores e impressoras para uso comunitário.
Fotos: Acervo Tabôa