Celebração e protagonismo juvenil deram o tom do evento de formatura coletiva da primeira turma do Lidera, Jovem! e dos cursos de inglês e informática, ofertados pela Tabôa Fortalecimento Comunitário, em Serra Grande (Uruçuca, Bahia). Realizado no último dia 7, o evento reuniu 51 jovens e seus familiares na Casa Cais, espaço que busca fomentar a experimentação, a colaboração e a criatividade comunitária, incluindo, as empreendidas por e para as juventudes locais.
A cerimônia de formatura incluiu a entrega de certificados de participação nos cursos, apresentações culturais e discursos das oradoras das turmas, que foram unânimes em reconhecer o caminho contínuo de aprendizado e as potências das juventudes locais como transformadoras do território. “Apoiar as juventudes a realizarem seus potenciais tem sido uma das nossas prioridades de atuação no território de Serra Grande e está diretamente ligada à nossa missão de fortalecer comunidades pelo acesso a conhecimento, recursos financeiros e o estímulo à cooperação e incidência política”, pontua Roberto Vilela, diretor executivo da Tabôa.
Os cursos respondem a demandas identificadas em pesquisa realizada pela Tabôa, em 2022. “Essa formatura coletiva é resultado de um processo que iniciamos há alguns anos, quando escutamos jovens sobre seus interesses e necessidades para desenvolvimento pessoal, profissional e também como lideranças em suas comunidades”, explica Robson Bitencourt, gerente de Desenvolvimento Territorial da Tabôa.
“As aulas do Lidera, jovem! mudaram muito a minha visão sobre muitas coisas, especialmente sobre política, que eu vejo que é algo importante na nossa vida. Tanto que na minha escola, eu quero criar um grêmio estudantil no ano que vem”, conta entusiasmado Ébano Paz, de 15 anos, um dos participantes da formação.
Presente na formatura coletiva, Luiz André Soares, diretor executivo do Instituto Solea, parceiro da Tabôa no projeto Jovens Potências, falou sobre a importância de apoiar ações de fortalecimento das juventudes. “A gente tá muito contente com a parceria com a Tabôa Fortalecimento Comunitário. Para nós, o investimento em educação de juventudes é essencial. É a partir daí que a gente consegue construir os caminhos de protagonismo, como o exemplo aqui do Cais, que está completando agora a primeira etapa, consolidando o projeto no primeiro ano”, comenta.
A formação Lidera, Jovem! e o curso de informática fazem parte do projeto Jovens Potências, realizado pela Tabôa com o apoio do Instituto Solea. Já o curso de inglês tem apoio do Connecting Communities in the Americas (CCA).
Jovens lideranças
Jovens lideranças
Ao longo dos últimos quatro meses, os 21 participantes da formação Lidera, Jovem! passaram por quatro módulos que trataram de temas relevantes para seu desenvolvimento pessoal, profissional e de atuação coletiva. O início dessa jornada formativa foi marcado pelo tema orientador “Quem sou eu no mundo”, que trouxe um olhar para si mesmo e para a história e geografia do território em que moram. “Foi muito bom participar do curso, porque eu aprendi muito. Especialmente, conhecer mais sobre Serra Grande, porque a maioria das pessoas aqui não sabe sobre esse lugar”, conta Raquel França, uma das alunas do curso e empreendedora em uma confeitaria na vila.
Na sequência, política e cidadania foram o foco das aulas, promovendo aprendizados sobre políticas públicas para jovens e mulheres e sobre o papel dos diferentes atores e espaços no sistema político brasileiro. Para Ângelo Mateus, esse módulo foi o que mais chamou atenção. “Sou muito ligado às questões políticas e sociais. Além disso, os temas ligados ao empreendedorismo também me chamaram atenção e quero começar a fazer algo nesse sentido”, conta.
As possibilidades de atuação na sociedade civil organizada foram abordadas no terceiro módulo, com discussões sobre o papel do terceiro setor na sociedade, atuação em coletivos e associações, juventudes e protagonismo social, igualdade de gênero, meio ambiente, comunicação e incidência e captação de recursos para projetos sociais.
O quarto e último módulo trouxe o empreendedorismo como caminho de atuação e incluiu a elaboração de propostas pelos jovens. Uma apresentação de tais projetos pelos participantes finalizou as aulas realizadas em parceria com o Sebrae. Como parte da análise das propostas e considerando seu potencial inovador, dois projetos foram contemplados com um notebook oferecido pela instituição parceira da Tabôa: Mãos de inclusão: uma barbearia com atendimento em domicílio para pessoas com deficiência, de Krysllen Souza Santos, e Imprimindo o futuro, um projeto sobre coleta de resíduos recicláveis e desenvolvimento de produtos, utilizando esses resíduos como matéria-prima através de impressoras 3D e modelagem do plástico, dentre outras técnicas, criado por Igor Campos Chaves e Ébano da Paz.
Kysllen, que também é barbeira iniciante, trouxe em seu projeto vencedor a proposta de facilitar o acesso a serviços de estética para pessoas com deficiência. “Existem apenas quatro desses serviços no Brasil, e aí eu pensei: por que não tem esse negócio aqui? A pessoa precisa de atendimento em casa e as adaptações e tempo diferentes para cada caso. Eu já atendi uma criança autista e vi que são necessárias adaptações, por isso, trouxe isso pro curso e acabou que meu projeto foi selecionado. Fiquei muito feliz”, conta.
As aulas foram facilitadas por representantes da comunidade, da equipe Tabôa, Instituto Nossa Ilhéus, Coletivo Preserva Ilhéus e Sebrae.
Inglês e Informática
Formações em inglês e informática estiveram dentre as demandas mapeadas pela Tabôa, na Pesquisa Juventudes de Serra Grande. A quarta edição do curso de inglês comunitário ocorreu entre os meses de agosto e dezembro, como parte das ações formativas na Casa Cais. “Em sala de aula, além da parte gramatical, trabalhamos com músicas, vídeos, teatro, fazendo com que eles se sintam cada vez mais à vontade em praticar o inglês”, conta Marcelo Cavalcanti, professor que facilitou as quatro turmas de inglês.
A jovem Nadine Santos dá aulas de reforço escolar na comunidade e conta que o conhecimento em inglês, além de útil para a sua vida pessoal e profissional, também já está sendo multiplicado: “Através do curso, estou aprendendo o idioma e também ensinando e motivando outras crianças a falarem inglês”.
Já o curso de informática teve sua primeira turma em 2024, com foco no desenvolvimento de habilidades que possam ampliar as oportunidades de aprendizagem e profissionais dos jovens. O professor Tiago Santos destaca a participação ativa dos jovens nas aulas. “Construímos um caminho de aprendizado de forma coletiva e fomos trazendo ferramentas para que eles pudessem utilizar na escola e profissionalmente. São conhecimentos que eles vão levar para a vida e disseminar para os que estiverem ao redor”, conta.
“Eu decidi fazer o curso de informática porque eu precisei para os meus estudos, pois eu precisava aprender a mexer no Excel e Word, e eu também quis fazer já pensando em planejamentos futuros. Recentemente, eu fiz um pré-projeto e eu já usei o Word aplicando o conhecimento, para fazer uma feira de ciências na praça”, comenta Nívia Maria, participante do curso.
Como parte do projeto Jovens Potências, a partir de 2025, a Tabôa ampliará o curso de informática em quatro assentamentos e projetos de assentamento no sul da Bahia, onde também serão montadas bases com computadores e impressoras para uso comunitário.
Fotos: Acervo Tabôa | Simone Amorim e Tacila Mendes.